253 277 885   |   Urgência: 968 927 250geral@clivetcapela.pt

Conselhos Úteis

DESPARASITAÇÃO INTERNA

VetCapela_ImagensConselhos_DesparasitacaoSão parasitas de diferentes espécies, que se encontram com frequência em cães e gatos.

Normalmente localizam-se no intestino, onde se alimentam e se reproduzem, causando transtornos e problemas diversos.

VetCapela_ImagensConselhos_DesparasitacaoSe o seu animal apresenta:

•    Falta de apetite e/ou vómitos;

•    Diarreia e/ou fezes com sangue;

•    Abdómen inchado e dor à palpação;

•    Prurido (principalmente na zona perianal);

•    Atraso no crescimento e emagrecimento;

•    Pêlo baço e quebradiço;

•    Tosse e dificuldade respiratória;

Então é possível que esteja com parasitas!

VetCapela_ImagensConselhos_DesparasitacaoAtravés da ingestão:

•    acidental de ovos e/ou larvas infestantes no meio ambiente;

•    de pulgas ou vísceras de animais parasitados;

•    de leite materno de fêmeas parasitadas;

E também pela corrente sanguínea durante a gestação.

VetCapela_ImagensConselhos_DesparasitacaoEm cachorros e gatinhos a desparasitação interna inicia-se logo com 15 dias de idade, juntamente com a mãe, repetindo-se de 15 em 15 dias, até completarem 2 meses de idade. A partir daí esta deve realizar-se de mês a mês até aos 6 meses.

Em adultos a desparasitação interna deve ser feita de 3 em 3 meses, sempre, durante toda a vida do animal.

É extremamente importante desparasitar tanto a nível interno como externo, uma vez que estes parasitas podem passar doenças ao ser humano e provocar danos graves quer a si quer ao seu animal!

VACINAÇÃO EM GATOS

VetCapela_ImagensConselhos_VacinacaoA vacinação nos gatos é muito importante.

As vacinas protegem contra algumas doenças, muitas delas fatais para o seu animal!

Não hesite em trazer o seu gato para vacinar!

Os gatos vacinam-se a partir das 8 semanas.

Que doenças podem ser protegidas por vacinação?

VetCapela_ImagensConselhos_VacinacaoOs sintomas da doença estão relacionados com o sistema digestivo: vómito, perda de apetite e diarreia com ou sem sangue.

A transmissão ocorre por contacto directo do animal com as fezes e urina de animais infectados no ambiente.

VetCapela_ImagensConselhos_VacinacaoVacina contra Herpesvírus, microorganismo que tem preferência pelas mucosas nasais, traqueia e conjuntiva, caracterizando os sintomas respiratórios.

Como o Herpesvírus não é eliminado do organismo do animal após o contacto, o gato não vacinado será portador definitivo do vírus.

Isto quer dizer, que se o animal passar por um período de stress ou queda de resistência, o Herpesvírus poderá se manifestar, causando os sintomas respiratórios característicos: secreção ocular, nasal, tosse e pneumonia.

VetCapela_ImagensConselhos_VacinacaoVacina contra o Calicivírus que também é responsável por problemas respiratórios nos gatos contaminados, além de provocar ferimentos na boca.

Este vírus é muito resistente no ambiente.

VetCapela_ImagensConselhos_VacinacaoÉ causada por um vírus responsável pelo aparecimento de tumores e queda de resistência do sistema de defesa do organismo, tornando-os sujeitos a doenças oportunistas.

A transmissão da doença faz-se através do contacto directo com a saliva por períodos constantes e prolongados, sangue ou por via transplacentária.

A vida média de um animal doente é de 2 a 3 anos após a infecção.

Gatos fracos ou que constantemente apresentam problemas de saúde são considerados suspeitos para Leucemia Felina.

O diagnóstico é feito pelo teste ELISA. Não existe cura, apenas a prevenção por vacina.

A Leucemia Felina é actualmente a doença que mais mata gatos que vivem em Gatis e Associações.

HIGIENE ORAL

VetCapela_ImagensConselhos_HigieneOralOs cuidados de higiene dentária salvaram a vida de muitos animais de estimação nestes últimos 15 anos. Isto surpreende-o(a)? É verdade.

A esperança média de vida dos cães e gatos que recebem cuidados dentários é cerca de 10-20% superior, quando comparada com animais que não receberam esse cuidados.

Para alguns animais, isto pode significar mais 5 anos de vida…a fazer-lhe companhia!

VetCapela_ImagensConselhos_HigieneOralSó um exame visual minucioso permite avaliar concretamente o estado de saúde oral do seu animal.

A doença periodontal é a afecção mais diagnosticada nos animais de companhia.

Os primeiros sinais são o mau hálito, dificuldade em se alimentar, salivação excessiva, inflamação da gengiva, dentes fracturados e perda de dentes.

VetCapela_ImagensConselhos_HigieneOralA presença de doença periodontal pode ser fatal, originando falência renal (glomerulonefrite), falência cardíaca ( endocardite bacteriana), doença hepática (hepatite),  infecção pulmonar, poliartrites e problemas de pele.
VetCapela_ImagensConselhos_HigieneOralDeve ser feita com regularidade uma escovagem dos dentes com auxílio de escova e pasta dentífrica própria para animais de companhia.

A escolha de alimentação seca e barras dentárias também são cuidados domiciliários a ter em conta para a prevenção deste problema.

A destartarização é o procedimento de eleição para a remoção de todo o tártaro presente na superfície dentária e como tal contribui para a não deflagração da doença da cavidade bocal.